Alteração no clima é causada pela passagem de uma frente fria pela Grande São Paulo e já foi sentida na capital na sexta-feira, com chuva recorde para o mês
A Defesa Civil estadual emitiu alerta para queda brusca de temperatura e previsão de chuvas intensas em toda a Região Metropolitana a partir de sábado, 19/4. A alteração climática é causada pela chegada de uma frente fria que está passando rapidamente pelo estado. A temperatura deve cair para a faixa dos 14 graus durante as próximas noites.
A mudança no clima já começou na sexta-feira, especialmente na capital, onde houve tempestades e alagamentos em vários pontos das zonas Leste e Sul, onde choveu cerca de 38mm à tarde durante mais de três horas. O número representa metade do que costuma chover na cidade de São Paulo durante todo o mês de abril.
Os acumulados de chuva entre sexta, 18/4, e segunda-feira, 21/4, podem variar entre 40 mm e 60 mm (áreas em amarelo), com picos que podem atingir até 80 mm. De acordo com a Enel, 68 mil imóveis na Grande São Paulo estavam sem energia elétrica na tarde de sexta-feira.
Em razão disso, foi decretado estado de atenção (amarelo) com tendência de mudança para iminência de transbordamentos (laranja) em toda a capital, além de emissão de alerta para toda a Grande São Paulo.
A partir de segunda-feira, 21/4, a massa de ar polar associada à frente fria vai permanecer sobre o estado de São Paulo, onde as temperaturas devem ficar abaixo da média histórica para o período, trazendo sensação de frio mais intensa, especialmente nas manhãs.