Ausência de chuvas, temperaturas altas e maior velocidade do vento são fatores que podem contribuir para o cenário
A Defesa Civil estadual emitiu alerta na quinta-feira, 29/8, para o risco elevado de incêndio nos próximos dias, em quase todo o estado. A ausência de chuvas, as temperaturas altas e a velocidade do vento são fatores que podem contribuir para o cenário.
Entre sexta-feira, 29/8, e domingo, 30/8, as temperaturas vão subir gradativamente, além de os ventos poderem chegar a 60 km/h. A falta de chuva também agrava o risco de queimadas.
O estado registrou entre os dias 22 e 24/8, mais de 2,6 mil focos de calor excessivo, com a maior parte em áreas de plantações, totalizando 81,29%.
Na Região Metropolitana de São Paulo, a previsão é de umidade relativa do ar abaixo de 35%. Nessas condições, as autoridades recomendam que sejam evitadas atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas e que sejam evitadas aglomerações em ambientes fechados. Também recomenda o uso do soro fisiológico para os olhos e nariz, hidratação intensa e umidificação do ambiente, já que as condições climáticas podem afetar a saúde das pessoas, intensificando quadros alérgicos e problemas respiratórios.
Antes da onda de frio da semana passada, houve inúmeros casos de fogo em matas em todas as regiões de Barueri. Como resultado, a população sentiu a contaminação do ar pela fumaça e o registro do acúmulo de fuligem em vários bairros e no centro.
A população deve evitar ainda atear fogo às áreas de vegetação; bitucas de cigarro não devem ser descartadas na vegetação; deve-se evitar fogueiras e a soltura de balões o que, além de crime, é perigoso, envolvendo diversos riscos.
Os fatores climáticos são determinantes para o risco de queimadas, no entanto, a polícia recebeu inúmeras denúncias de incêndios criminosos no interior do estado, e sete pessoas já foram presas pela prática do crime.