Roberto Piteri receberá funcionários para ouvir reivindicações da categoria, como criação do vale-alimentação e adoção da correção salarial anual

O prefeito Roberro Piteri recebe na segunda-feira, no Paço Municipal, uma comissão de servidores para discutir reivindicações do funcionalismo. A reunião foi decidida em encontro que aconteceu na Câmara Municipal na quarta-feira, 26/3, durante a cerimônia de celebração do aniversário de emancipação da cidade.
Na ocasião, os servidores realizaram um ato em frente ao ginásio José Correa e depois marcharam para as dependências da câmara. Foram então procurados pelo prefeito e pelo secretário de Governo, Fábio Rhormens, e houve o convite para o encontro da segunda-feira.
Os funcionários definiram uma comissão de 25 pessoas, de diversas áreas de atuação no serviço público, para o encontro com Piteri. Na ocasião, eles vão apresentar reivindicações que vêm sendo feitas ao longo dos anos, com destaque para dois pontos: a criação de um vale-alimentação que substitua a atual cesta básica, com valor reajustado anualmente e a adoção do reajuste salarial anual, com definição de uma data base.
“O momento é de unidade na luta para conseguirmos conquistar estes benefícios”, explica o presidente da Associação das Servidoras e Servidores de Barueri (ASSB), professor Gerson Cosmo da Silva. “Nós estamos fazendo estudos sobre os gastos, capacidade de investimentos e valorização dos servidores em várias prefeituras. Nós colocaremos os servidores onde devem estar: na mesa de negociação”, completa.
“O MOVA-SE Barueri e a ASSB estão desempenhando um papel fundamental neste momento histórico e decisivo, pois com seriedade vêm defendendo direitos do funcionalismo público, esquecidos a décadas”, destaca Geovani Barreto, o professor Jeba, integrante fundador do MOVA-SE Barueri.
Os movimentos reivindicatórios dos servidores de Barueri ocorrem há anos, mas se intensificaram a partir de 2013. Depois disso, várias ações foram tomadas, inclusive com o fechamento da Castelo Branco e a ocupação por manifestantes durante dias seguidos do bulevar central. Em 2023, as mobilizações culminaram com a criação da ASSB, que participa do movimento atual ao lado do movimento MOVA-SE Barueri.