Osasquenses têm 397 opções para votar e baruerienses têm 395. Número de candidaturas tem a ver com partidos registrados na cidade
Osasco e Barueri são, disparadas, as cidades da região com maior número de candidatos a vereador nestas eleições. As cadeiras da câmara osasquense estão sendo disputadas por 397 homens e mulheres, apenas duas a mais do que os pleiteantes ao legislativo barueriense.
Em seguida, com uma diferença de mais de cem candidatos, aparecem Carapicuíba (284) e Santana de Parnaíba (282). Fecham a lista Itapevi, que tem 279 concorrentes, e Jandira, com 194.
Como se vê, o número de candidatos não tem relação com o número de moradores de cada município, já que a população de Osasco (728 mil) é mais do que o dobro da de Barueri (316 mil), que é menor do que a de Carapicuíba (387 mil).
O principal ponto que define a quantidade de candidaturas é o número de partidos e federações que têm diretórios no município. No caso de Barueri são 22, e cada um pode inscrever até 22 candidatos.
Para o cargo de prefeito, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba e Jandira têm quatro concorrentes. Carapicuíba tem cinco, e Itapevi, dois. Dos 23 nomes, apenas três são de mulheres.