Primo de Beto Piteri afirmou nas redes sociais que está deixando a pasta em Osasco, que ocupava desde 2020, para assumir em Barueri
Cláudio Piteri anunciou em suas redes sociais na sexta-feira, 6/6, que está deixando o cargo de secretário de Educação de Osasco para assumir a pasta em Barueri. O desligamento foi confirmado pelo prefeito osasquense, Gerson Pessoa, mas ainda não foi confirmado pela prefeitura de Barueri.
Antônio Cláudio Flores Piteri é primo do prefeito Beto Piteri, é advogado e professor universitário de Direito. Estava à frente da Educação de Osasco desde 2020. Permaneceu no posto durante toda a gestão de Rogério Lins e foi convidado pelo atual prefeito a permanecer.
Quando houve a queda de Celso Furlan, em 15/5, depois que vazou um áudio em que ele proferia falas agressivas e preconceituosas contra estudantes com deficiência e familiares, o nome de Cláudio Piteri foi o primeiro a circular como provável substituto.
Depois disso, outras possibilidades foram citadas nos bastidores da política barueriense, mas somente agora, 20 dias depois, o novo secretário foi confirmado.
Cláudio Piteri, de família de destaque na história de Osasco, tem longa carreira política na cidade. Disputou inúmeras eleições, a primeira, em 1988, aos 21 anos, quando tentou um cargo na Assembleia Legislativa. Desde então, participou de pleitos a vereador, deputado estadual e federal. Foi vereador em cinco mandatos e presidente da Câmara. Em 2016, tentou a prefeitura e obteve 28 mil votos (8,13%), ficando em quarto lugar.