A intenção é que empresa e secretarias envolvidas elaborem ações que reduzam o transtorno causado no trânsito da cidade, mas nenhuma medida foi anunciada
O prefeito Beto Piteri recebeu na quinta-feira, 15/5, na sede da prefeitura, representantes da CCR ViaOeste, responsável pela duplicação da rodovia Castelo Branco. Segundo Beto, a reunião foi importante para que a empresa e as secretarias municipais envolvidas no trabalho elaborem ações que reduzam o transtorno causado no trânsito da cidade.
Iniciada em 2022, a obra tem causado ao longo destes três anos problemas para a mobilidade da cidade, em especial nas regiões do trevo do Alphaville e na Praça das Bandeiras. Contudo, tudo se agravou um mês atrás, quando foi fechada a saída 26B e o tráfego dos viadutos sobre a rodovia ficou restrito a apenas uma pista.
Desde então, motoristas e usuários de transporte público têm enfrentado horas de congestionamento nos mais diferentes horários. Os trajetos diários passaram a exigir três ou quatro vezes o tempo que demandavam antes, causando irritação e agressividade no trânsito.
Com a mudança da concessão da Castelo da CCR para a Ecovias, as obras ficaram paralisadas por cerca de quatro meses e o prazo final de conclusão da duplicação foi alterado mais uma vez, agora para o segundo semestre de 2026. Já intervenção na saída 26B deve durar até o fim deste ano.
Na reunião com a CCR, Piteri afirmou que o objetivo da prefeitura é garantir que a obra seja concluída o quanto antes, mas os motoristas reclamam que nada foi feito preventivamente pela gestão municipal para antecipar os transtornos que o fechamento da saída 26B causaria no tráfego urbano e adotar medidas para atenuar o problema.
A CCR ViaOeste, por seu lado, tem reforçado que todas as intervenções são realizadas com o acompanhamento das autoridades municipais.
Apesar da afirmação de que o encontro serviria para estudar ações que possam reduzir os transtornos no trânsito, nenhuma iniciativa foi anunciada nesse sentido.
Participaram da reunião os secretários de Obras, Renê Aparecido da Silva; de Planejamento e Urbanismo, Nilton de Souza; e de Mobilidade Urbana, José Luiz Pinheiro Oliveira, e os vereadores Levi Gobert e Rafa Carvalho.
Avanço nas obras da ponte Guilherme de Almeida
A CCR ViaOeste anunciou na sexta-feira o avanço na construção das novas faixas da ponte Guilherme de Almeida, sobre o rio Tietê, como parte da duplicação da Castelo Branco. De acordo com a empresa, os trabalhos estão em ritmo acelerado. A obra encontra-se na fase de avanço da armação, forma e concretagem das peças pré-fabricadas de concreto que comporão a estrutura das novas pontes.