quinta-feira, novembro 21, 2024
HomeEm destaqueBarueri tem mais eleitores do que habitantes a partir de 18 anos...

Barueri tem mais eleitores do que habitantes a partir de 18 anos de idade

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Com população de 316.473 pessoas e 297.616 eleitores, cidade tem 58 mil pessoas aptas a votar a mais do que deveria

Barueri vai para a eleição municipal em outubro com um número de eleitores muito maior do que a população do município com 18 anos ou mais de idade. Considerando informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Censo, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 58 mil pessoas que estão aptos para votar não moram na cidade.

De acordo com o TSE, um total de 297.616 pessoas estão habilitadas para votar em Barueri, o que representa 94% da população apurada pelo Censo 2022, que é de 316.473 pessoas. O índice é o maior da Região Metropolitana.

Como apontam as estatísticas do IBGE, no Brasil, a população com mais de 18 anos de idade equivale a 75% do total. Ou seja, os habitantes de Barueri que deveriam portar título de eleitor para votar no município seriam 234.245 pessoas, 58.377 menos do que os eleitores da cidade.

A legislação determina que quando o número de eleitores ultrapassa 80% da população da cidade, deve ser feita uma nova contagem para eliminar os eleitores que estão indevidamente registrados. Até três anos atrás, a Justiça Eleitoral justificava a não realização das revisões alegando falta de recursos.

Em 2021, no entanto, o TSE atualizou o entendimento da legislação admitindo que o índice pode ser superado considerando fatores como questões geográficas, relações afetivas e endereço de trabalho, entre outros. Com isso, o número de cidades onde o percentual de 80% é ultrapassado tem crescido.

No caso do estado de São Paulo, chama atenção a cidade de Águas de São Pedro, que tem população de 2.720 pessoas e 4.301 eleitores, ou seja, 55% pessoas alistadas para votar a mais do que o número de moradores.

Críticos desta situação apontam que o fato distorce a vontade popular da população, já que grande número de eleitores não vive a realidade do município pode não compreender as necessidades dos moradores.

Além disso, há registros de fraudes de transferência eleitoral para beneficiar determinados grupos, ou seja, políticos arrastam eleitores para sua cidade para desequilibrar a disputa.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!