Cidade foi a quinta do Brasil, segunda no estado e primeira não capital em estudo que mede gestão de políticas públicas
Barueri se destacou no ranking nacional de competitividade de 2024, divulgado esta semana. A cidade ficou em quinto lugar no Brasil; segundo no estado, atrás apenas da capital; e aparece como a primeira não capital entre os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes avaliados pelo estudo.
O ranking é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com Seall e Tendências Consultoria, e seu objetivo de incentivar estados e municípios a melhorar a gestão e a qualidade das políticas públicas.
Florianópolis foi considerada a cidade mais competitiva do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Após a capital catarinense, aparecem, pela ordem São Paulo, Vitória, Porto Alegre e Barueri.
O estudo é elaborado a partir da análise de 65 indicadores, em três dimensões, que são sociedade, economia e instituições. Eles estão organizados em 13 pilares, entre os quais estão: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, telecomunicações, segurança, saúde, educação, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, temas fundamentais, de acordo com o CLP para uma cidade ter gestão pública eficiente e promover a competitividade.