sábado, julho 20, 2024
anuncio
HomeCidadeBarueri recebe novo lote de vacinas contra febre amarela

Barueri recebe novo lote de vacinas contra febre amarela

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Das 60 mil unidades solicitadas, Secretaria Estadual de Saúde enviou 35 mil na quarta-feira, 17/1

Fila no Jardim Esperança se estende até depois das 14 horas/Foto: BnR
Fila no Jardim Esperança se estende até depois das 14 horas/Foto: BnR

Diante da grande procura pela imunização contra a febre amarela, que tem lotado as UBSs da cidade, gerando filas gigantescas e horas de espera, a prefeitura de Barueri, depois de esgotadas as 144 mil doses da vacina, solicitou à Secretaria Estadual de Saúde, uma nova remessa para atender a demanda do município.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, foi enviado, na última quarta-feira, 17/1, um novo lote, com 35 mil doses. Essa quantidade está bem abaixo do que teria sido pedido pela administração municipal, que inicialmente calculou a necessidade de pelo menos 60 mil.

Vacinas chegaram a acabar em algumas UBSs
Vacinas chegaram a acabar em algumas UBSs

A Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura informou ainda que um novo pedido foi feito com um lote de mais 80 mil vacinas para a próxima semana, 22/1, e aguarda resposta da Secretaria Estadual de Saúde.

Em nota ao Barueri na Rede, a secretaria estadual informou que “desde o início de 2016 (…) intensificou as ações de enfrentamento da febre amarela no Estado, por meio de monitoramento dos corredores ecológicos, vigilância epidemiológica e vacinação, alcançando inclusive a região de Osasco e, portanto, os dois municípios citados já têm ações de vacinação em curso desde o ano passado”.

A nota termina ressaltando que “não é necessário corrida aos postos de saúde. A recomendação para vacinação neste momento é somente para aquelas pessoas que residem ou vão se deslocar para regiões consideradas de risco ou para países que exigem o certificado  internacional de vacinação contra a febre amarela”.

Macacos infectados e venda de senhas

Boatos de que alguns macacos infectados foram encontrados mortos no ano passado em Barueri voltaram a circular e preocupar a população. Na ocasião, três animais foram encontrados mortos em bairros da cidade e, após análise foi descartada a febre amarela como causa da morte (relembre o caso).

As análises foram realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz nas amostras recolhidas dos macacos e desde então, nenhum novo incidente foi detectado, o que descarta episódios da doença no município.

Leitores do BnR relataram casos de pessoas vendendo senhas para as filas de vacinação nas UBSs de Barueri. Questionada sobre essas denúncias, a Secom, em nota, afirmou que “a Secretaria de Saúde e a Prefeitura não estavam cientes desse anúncio e nem haviam recebido qualquer denúncia quanto a isso, que, à primeira vista, parece ser mais charlatanismo do que venda indevida de vantagem, haja vista que não são distribuídas senhas para o dia seguinte e, levando-se em conta a inconstância de estoque de vacinas x demanda do bairro, nem é possível prever como será a rotina de trabalho do próximo expediente”.

Na mesma nota, a pasta informa que, diante da situação, o caso será encaminhado à Ouvidoria Municipal e à Secretaria de Negócios Jurídicos para avaliação das medidas cabíveis.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que terão as doses disponíveis para a população, em bairros considerados como prioritários, são:

UBS João de Siqueira – Jd. Reginalice

UBS Pastor José Roberto Rossi – Jd. Califórnia / Vila Ceres

UBS Armando Gonçalves de Freitas – Pq. Imperial / Mutinga

UBS Raquel Sandrini Ruela – Jd. Maria Helena / Votupoca

UBS Maria Francisca de Melo – Pq. Viana / Votupoca

UBS Hélio Berzagi – Jd. Paulista / Votupoca

UBS Vince Nemeth – Jd. Audir / Silveira

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!