Cursos gratuitos de qualificação prevêem mais de 2,5 mil atividades, com impacto direto em 130 mil pessoas até 2025
O Governo de São Paulo lançou na quarta-feira, 9/10, o CultSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos.
Entre as cidades contempladas na primeira fase estão Barueri, Itapevi e Santana de Parnaíba com cursos gratuitos para a capacitação profissional na área da cultura.
O programa foi criado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão, e prevê a implementação de mais de 2,5 mil atividades, com impacto direto em 130 mil pessoas, até 2025.
Inicialmente, o programa oferece 4.070 vagas distribuídas em 65 cursos, além de masterclasses, palestras, mostras e laboratórios, dividido em seis escolas temáticas: Artes, Patrimônios e Equipamentos; Audiovisual, Games e Tecnologias; Conteúdo, Design e Artes Visuais; Tradições e Expressões Criativas; e Inovação e Sustentabilidade, além do programa especial de qualificação em Artes: Dança e Teatro.
Os cursos têm cargas horárias que variam de 20 a 100 horas, sendo que as aulas são predominantemente presenciais, com início previsto em 22/10.
Os requisitos para participar das aulas são ter no mínimo 16 anos e Ensino Fundamental completo.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.cultsppro.org.br.