quarta-feira, fevereiro 19, 2025
Como Usar a Mente a seu favor no aprendizado
HomeCidadeBarueri entra na mira de operação de fiscalização de clínicas de estética

Barueri entra na mira de operação de fiscalização de clínicas de estética

por: Redação

SÃO PAULO SEMPRE ALERTA
Compartilhe esta notícia!

Anvisa e vigilâncias estaduais estão investigando desde o início da semana as condições sanitárias e a regularidade de estabelecimentos e produtos

A operação de fiscalização especial “Estética com Segurança” foi deflagrada pela Anvisa na terça-feira, 11/2, em clínicas de estética em diversas cidades, como Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e São Paulo inclui Osasco e Barueri.

A fiscalização conta com o apoio de cerca de 50 fiscais de diversas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais e tem o objetivo de investigar as condições sanitárias e a regularidade dos estabelecimentos, além da qualidade e datas de validade de produtos utilizados em pacientes. A medida visa evitar erros em procedimentos estéticos.

Já no primeiro dia de fiscalização, 19 serviços de estética foram vistoriados e em todos eles foram encontradas irregularidades, sendo que dois estabelecimentos foram totalmente interditados em Goiânia e Belo Horizonte. Além disso, inúmeros produtos irregulares foram apreendidos.

Na capital paulista, dois estabelecimentos foram interditados parcialmente devido às irregularidades. O mesmo aconteceu em um estabelecimento em Brasília. Nenhum dos três locais tinha responsável técnico. Em outro estabelecimento de São Paulo foram localizadas toxinas botulínicas armazenadas sem controle de temperatura e vencidas e produtos e medicamentos sem comprovação de regularização.

Em Osasco, foram encontradas mais de 300 ampolas de produtos injetáveis em condições de risco à saúde e nove equipamentos médicos foram interditados em uma das clínicas investigadas.

Problemas como produtos sem registro para comercialização e uso no país, equipamentos descalibrados reutilizados de forma indevida, produtos armazenados sem controle de temperatura, falhas na esterilização de materiais, anestésicos sem data de validade no rótulo, produtos injetáveis estéreis abertos para serem usados novamente e cosméticos sendo usados de forma injetável, entre outros, foram identificados ao longo da apuração.

A Anvisa apreendeu produtos sem registro ou manipulados de forma irregular, que foram encaminhados às autoridades policiais.

As empresas autuadas, além de pagar multas, deverão receber penalidades que podem variar de advertência a cancelamento de autorização e de licença.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

SÃO PAULO SEMPRE ALERTA

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!