Investigação que visa desmantelar associação criminosa especializada em roubos violentos de cargas e caminhões cumpriu mandados em Barueri
Osasco e Barueri foram alvo na quarta-feira, 17/7, de seis mandados como parte da Operação Barrière, criada para desmantelar uma associação criminosa especializada em roubos violentos de cargas e caminhões e da qual fazem parte o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Federal e Polícia Rodoviária de São Paulo.
No total, a a 1ª Vara da Comarca de Barueri expediu 17 mandados, nove de prisão temporária e oito de busca e apreensão, sendo quatro deles em Osasco e dois em Barueri, além de outros em Campinas e São Paulo.
A investigação começou em abril de 2024 pela Delegacia de Polícia Federal em Campinas e encontrou um esquema sofisticado de abordagem a veículos estacionados e uso de aplicativos de frete para atrair vítimas. Em vários casos, os criminosos mantiveram vítimas em cativeiro em áreas de mata, enquanto faziam transferências por PIX e davam destino aos veículos e cargas roubados.
O grupo é investigado por envolvimento em pelo menos 16 crimes entre 6/5 e 19/6 confirmados, incluindo roubos de caminhões, carretas e veículos em diversas cidades da Região Metropolitana e do interior do estado.