Número registrado entre janeiro e julho é 194% maior em relação às 34 queimadas do mesmo período de 2023. E vai subir com ocorrências de agosto
Barueri atingiu o marco de 100 focos de incêndios florestais até julho de 2024, conforme informação do Corpo de Bombeiros. O número deve aumentar e muito quando os números de agosto também forem contabilizados. Em 2023, entre janeiro e julho, o município registrou 34 casos de incêndios florestais, o que representa um aumento de 194,11%.
Conforme noticiado pelo Barueri na Rede, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta para o elevado risco de incêndio em quase todo o estado. Fatores como a ausência de chuva, a baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e fortes rajadas de ventos previstos para os próximos dias, podem contribuir para o cenário alarmante.
O governo do estado deu início à fase vermelha da Operação SP Sem Fogo, com ações de combate e prevenção aos focos de incêndio nas áreas de mata durante o período de estiagem, que vai até outubro.
O clima excessivamente seco e os demais fatores associados podem intensificar problemas respiratórios já existentes, afetando, especialmente, idosos e crianças. É recomendável aumentar a ingestão de água durante o período, evitar atividades ao ar livre durante os horários de temperaturas mais altas, fazer uso de inaladores e umidificadores de ar, entre outras medidas que assegurem maior conforto respiratório.
As autoridades reforçam o alerta para o risco de se jogar bitucas de cigarro em áreas de mata, para o lançamento de balões, o que é considerado crime e expõe a população a riscos desnecessários, e assevera quanto aos riscos de limpar as plantações com o uso de fogo.
Na semana anterior, houve registros de incêndios na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, no Alphaville e até mesmo dentro dos residenciais Tamboré 11, Trix e Villa Solaia.