Demissão foi anunciada na tarde de sexta-feira. Celso teve várias passagens no comando da pasta e é o gestor que ocupou o cargo por mais tempo
O secretário de Educação Celso Furlan foi exonerado pelo prefeito Beto Piteri na tarde de sexta-feira, 16/5, após a repercussão negativa de suas declarações contra crianças com deficiência, autistas e suas mães.
Celso fez as afirmações em reunião com diretores de escola na terça-feira, 13/5, na sede da secretaria. Entre outras coisas, ele afirmou que mães de crianças com deficiência querem vagas para os filhos nas escolas públicas para livrar-se deles durante uma parte do dia.
As afirmações causaram indignação entre familiares, ativistas da inclusão e mesmo vereadores. Desde quinta-feira circulavam dois abaixo-assinados na cidade pedindo a exoneração do secretário. Um deles já acumulava quase 2 mil assinaturas.
Celso teve várias passagens no comando da pasta e é o secretário de Educação que ocupou o cargo por mais tempo. Durante suas gestões, acumulou polêmicas e desconforto entre os servidores.
A prefeitura ainda não anunciou quem ocupará o posto.
Leia mais sobre o assunto em:
Fala de Celso Furlan contra pessoas com deficiência causa revolta de familiares
Secretário Celso Furlan nega ter ofendido crianças com deficiência e suas mães
Única vez quê concordei com o nefasto secretário