Moradores do bairro alegam que problema ocorre há anos; Prefeitura afirma que fiscalização é responsabilidade da Cetesb
Alunos da escola municipal Enéas Raimundo da Silva, no Jardim dos Altos, passaram mal na semana passada por conta do odor de uma indústria que funciona ao lado da unidade. Na sexta-feira, 29/08, pais receberam um comunicado da direção da escola, informando que algumas crianças estavam com náuseas e dificuldades respiratórias por causa do forte cheiro que invadiu o prédio. A Defesa Civil precisou ser acionada para socorrer as crianças, mas ninguém precisou ser encaminhado ao Pronto-Socorro.
Moradores do bairro alegam que o problema ocorre há pelo menos 10 anos, e que, apesar de já terem reunido documentações e encaminhado o caso do Ministério Público e à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), nada ainda foi feito. Segundo a Prefeitura de Barueri, a fiscalização à indústria cabe ao órgão estadual.
A população dos arredores dizem que o forte odor invade as casas, e que eles são obrigados a manter portas e janelas fechadas para amenizar o problema. O odor é provocado pela empresa que opera no local desde 1971, e que fabrica produtos destinados às indústrias química e têxtil, e também do setor de construção civil.