Prefeitura recomenda garantir a vaga no Portal Pet logo no primeiro horário, já que elas costumam ser preenchidas rapidamente
O agendamento de castração gratuita de pets da prefeitura de Barueri, organizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), será aberto no dia 6/11, quarta-feira, a partir das 8 horas.
Nesta edição, serão oferecidas 375 vagas, sendo 120 para caninos fêmeas, 75 para caninos machos, 105 para felinos fêmeas e 75 para felinos machos. É recomendável garantir a vaga no Portal Pet logo no primeiro horário, já que elas costumam ser preenchidas rapidamente. A secretaria destaca que a grande quantidade simultânea de acessos pode causar sobrecarga no sistema.
O serviço está disponível para cães e gatos com idades a partir de 7 meses até os 7 anos somente para pets cujos tutores residam em Barueri. No momento do agendamento é necessário ter em mãos o CPF do tutor e um endereço de email válido, vinculado ao RGA do pet, além do número do Registro Geral Animal (RGA), que pode ser obtido gratuitamente pelo link https://servicos.barueri.sp.gov.br/portalpet/.
Ao realizar o agendamento, o tutor é informado sobre o local, a data, o horário e os procedimentos para a cirurgia. É fundamental que os animais residam em Barueri, já que o registro de pets que residam em outras cidades é considerado crime, conforme prevê a legislação penal brasileira.
Também é necessário que o tutor imprima, leia e preencha adequadamente o formulário com as informações sobre o animal. As instruções devem ser seguidas adequadamente,para que o animal possa ser castrado em segurança.
A ficha de agendamento impressa deve ser apresentada no dia da cirurgia. O pet deverá estar em boas condições de saúde para ser esterilizado, além de cumprir as demais recomendações informadas durante o agendamento, entre elas, o jejum.
No dia da cirurgia, será permitida a entrada de uma pessoa por pet, que deve ser maior de 18 anos, ter capacidade de conter o animal e conhecer seu histórico de saúde. Para o caso de tutor que tenha agendado a castração de mais de um pet, outra pessoa maior de idade deve acompanhar o procedimento para um dos animais, não sendo permitida a presença de menores no local.
É importante que os cães estejam com coleira e focinheira, sendo conduzidos por guia no dia da cirurgia e os gatos devem ser levados em caixas adequadas para o transporte.
Parte das campanhas de castração municipais previstas para 2025 estão sendo antecipadas devido à reforma do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad). Nos meses de abril, maio e junho, o centro cirúrgico será interditado, por isso, os agendamentos de novembro de 2024 a março de 2025 oferecerão 375 vagas, 125 a mais do que as ofertadas normalmente.