terça-feira, junho 28, 2022
spot_img
HomeCidadeAgenda do Outubro Rosa ocupa todo o mês

Agenda do Outubro Rosa ocupa todo o mês

por: Redação

Programação da Secretaria de Promoção Social de Barueri tem de doação de cabelos a desfile, de mutirão de ultrassom a caminhada

outubro-maior
Caminhada Rosa é o maior evento da agenda que inclui ações de prevenção, solidariedade, atividades culturais e alerta para a doença/Fotos: Secom-PMB

O Fundo Social de Solidariedade da secretaria municipal de Promoção Social preparou uma extensa programação para marcar o Outubro Rosa, movimento internacional criado para enfatizar a necessidade da prevenção ao câncer de mama e enfrentar as barreiras para o tratamento da doença.

Doação de cabelos

A doação de cabelos é uma das primeiras ações da agenda. Ela começa no domingo, 9/10, durante a apresentação do projeto Som Bom, no Teatro Municipal de Barueri, das 10 às 14 horas. Cabeleireiros voluntários estarão à disposição no saguão do TMB. Na terça-feira, 11/10, a iniciativa se repete em frente ao ginásio José Correa, durante a feira livre.outubro-cabelos

Muitas mulheres em tratamento perdem os cabelos e têm rejeição às perucas sintéticas. O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, da Secretaria de Promoção Social, firmou uma parceria para a confecção de perucas, que são doadas às pacientes.

Ultrassom

Outra iniciativa é o mutirão de ultrassom da mama para mulheres com mais de 30 anos. Até o dia 27/10, basta comparecer ao Pronto Socorro Central Adulto (Sameb) com RG, CPF e Cartão do SUS. Se a paciente já tiver pedido de ultrassonografia, deve levá-lo junto com exames anteriores.

Os exames serão realizados nos dias úteis (dia 12 de outubro é feriado), mas é importante estar atenta aos horários: de segunda a quarta-feira, das 8 às 12h30; às quintas, das 8 às 12h30 e das 14 às 18h30; às sextas, das 8 às 16 horas.

A importância de fazer o ultrassom é que o câncer vem se manifestando em mulheres cada vez mais jovens e é frequente que elas tenham a chamada mama densa, fator que diminui a eficácia da mamografia.

Eventos

outubro-vitoriosasEstão previstos vários eventos durante todo o mês (veja a programação completa no site oficial da prefeitura: http://www.barueri.sp.gov.br/sites/scs/downloads/2016_09_27.pdf). O primeiro deles é o Desfile das Vitoriosas, que será realizado no dia 7/10 no Parque da Maturidade José Dias da Silva. São 38 mulheres assistidas pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama que enfrentaram o câncer e venceram e vão desfilar celebrando a vida. É necessário adquirir o convite.

Já no dia 22 haverá a Caminhada Rosa, que não exige inscrição nem pagamento de taxa para participar. Ela terá um aquecimento coordenado por professores da Secretaria de Esportes a partir das 8h30 e início previsto para as 9 horas. A largada é em frente ao ginásio poliesportivo José Corrêa.


SERVIÇO:

Núcleo de Combate ao Câncer de Mama – Secretaria de Promoção Social, avenida 26 de Março, 1.159, Jardim São Pedro. Telefone: 4199-2800, ramal 174.

Pronto-Socorro Central Adulto (Sameb) – rua Professor João da Matta e Luz, 262, centro. Telefone: 95148-3924.

Ginásio José Corrêa – avenida Guilherme P. Guglielmo, 1000 – centro.

Parque da Maturidade – R. Indianápolis, 123 – Parque Santa Luzia.

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!