Secretário de Barueri é condenado por improbidade administrativa

0
8488
Compartilhe:

Justiça condenou Geraldo Vinholi por fraude contra licitações quando era prefeito de Catanduva

O secretário de Governo de Barueri, Geraldo Vinholi, foi condenado por improbidade administrativa por crimes cometidos em 2013 e 2014, quando ele era prefeito de Catanduva, no interior do Estado, A sentença determina que ele deve pagar multa relativa a três vezes seu último salário, está proibido de contratar com o poder público por três anos, mesmo que na condição de sócio de empresa, e também está impedido de disputar eleições por três anos. Vinholi, no entanto, ainda pode recorrer.

vinholix
Vinholi ainda pode recorrer

O juiz José Roberto Lopes Fernandes, da 1ª Vara Cível de Catanduva, acolheu os argumentos do Ministério Público que apontavam fraude em compras de produtos pela prefeitura para o carnaval catanduvense. Segundo os promotores, a gestão de Vinholi dividiu os pagamentos, aceitando uma série de notas fiscais de pequenos valores para driblar a necessidade de realização de licitação pública. “A contratação fracionada não passou de pretexto para fraudar a Lei das Licitações”, afirma o MP.

Acordo político

Vinholi foi deputado estadual por quatro mandatos. Disputou a prefeitura de Catanduva em três oportunidades, até ser eleito, em 2012. Tentou a reeleição em 2016, mas acabou em terceiro lugar, com apenas 17% dos votos. Ele responde por outros dois crimes de improbidade, um por ter usado a máquina pública na campanha a deputado de seu filho, Marco Vinholi, em 2014, e outro por irregularidades relativas ao quadro funcional de Catanduva.

Vinholi é secretário de Governo da gestão Rubens Furlan desde outubro de 2017 e sua posse causou estranheza à época, pois ele não tinha até então nenhuma relação com Barueri. Nos meios políticos, sua nomeação é considerada um acordo entre ele e Furlan para a campanha eleitoral deste ano. Os Vinholis trabalharão para Bruna Furlan em Catanduva, em sua disputa para ser reeleita deputada federal. Em troca, a família Furlan atuará em Barueri por Marco Vinholi, na busca pela reeleição a deputado federal. Eles devem fazer a chamada dobradinha. Isso explica porque Marco tem aparecido frequentemente nos eventos políticos locais. Os quatro políticos fazem parte do PSDB.

Compartilhe: