Um ano depois, mato continua em praça do Jardim Paraíso

0
740
Compartilhe:

Moradores do bairro continuam preocupados com a situação de abandono do local

Desde o ano passado, o Barueri na Rede tem recebido queixas de moradores do Jardim Paraíso sobre o descaso com a praça que fica na rua Delfim, ao lado do Centro Comunitário do bairro. Os relatos são de que a pracinha está sempre cheia de entulho e que o mato, que cresce nos canteiros, continua alto. Questionada, prefeitura confirmou a falta de manutenção do local e afirmou que limpeza será feita na próxima semana.

Moradores relataram que a praça continua em situação de abandono após um ano/Fotos: Leitores BnR
Moradores relataram que, em novembro deste ano, a praça continua em situação de abandono após um ano da primeira queixa/Fotos: Leitores BnR

A primeira denúncia chegou ao BnR em novembro de 2017, informando que a praça havia virado ponto viciado de descarte irregular de entulho, impedindo que os moradores pudessem utilizar o local para o lazer. Na época, a prefeitura de Barueri foi questionada sobre a situação e informou que a última limpeza havia sido feita no dia 9/11 (saiba mais aqui).

Após o BnR questionar sobre a situação, equipes da prefeitura fizeram a limpeza do local, o que foi confirmado por leitores
Após o BnR questionar sobre a situação em novembro de 2017, equipes da prefeitura fizeram a limpeza do local, o que foi confirmado por leitores

Porém, no final de dezembro, novas reclamações indicavam que o local continuava com entulho, restos de móveis antigos e mato alto, causando desconforto para os moradores e colaborando para o aparecimento de animais no bairro. “O lugar parece estar abandonado, além do lixo, o mato está alto na pracinha e nas calçadas em volta”, contou uma leitora.

Em dezembro, a praça continuou com a falta de serviços de zeladoria
Em dezembro do ano passado, a praça continuou com a falta de serviços de zeladoria

Um ano após a primeira queixa, na quinta-feira da semana passada, 1/11, o BnR recebeu novos relatos de que o problema com o mato alto na praça continua.

O que diz a prefeitura

Procurada para esclarecer sobre a falta de cuidados com a praça do Jardim Paraíso, a prefeitura de Barueri admitiu que a rua Delfim está com falta de manutenção das áreas verdes que, conforme a programação da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), será executada na próxima semana, entre 12 e 16/11.

Prefeitura reconheceu a falta de corte do mato na pracinha, inclusive enviando fotos que compravam a situação conhecida pelos moradores/Foto: Secom
Prefeitura reconheceu a falta de corte do mato na pracinha, inclusive enviando fotos que compravam a situação conhecida pelos moradores/Foto: Secom

Questionada sobre quando foi realizada a última limpeza do local, a administração municipal afirmou que a coleta de entulho e cacarecos foi feita no dia 20/8/2018 e que, após esta data, não havia material para remoção. Já sobre a último serviço de corte do mato, o BnR não obteve resposta.

A administração ressaltou que as equipes de limpeza trabalham no local em média a cada 25 dias, dependendo da demanda mensal. Também adirmou que a rua Delfim é varrida uma vez por semana, que a coleta de lixo domiciliar passa às terças, quintas e sábados, e a coleta seletiva às quartas e sextas-feiras.

Sobre as medidas para evitar o descarte irregular de entulho, a prefeitura afirmou que implantou o programa Papa-Entulho em janeiro de 2018 e que realiza a coleta dos resíduos através de bags. O serviço é gratuito para pequenos geradores de resíduos da construção civil (entulho) até o limite de 3 m³. Os pedidos dos bags devem ser feitos na SSM, via telefone, e a administração municipal faz a remoção posterior.

Além disso, também foram distribuídos mais de 75 mil folhetos orientando a população sobre a lei que proíbe o despejo irregular de qualquer tipo de resíduos nas calçadas e vias públicas.

Compartilhe: