sexta-feira, abril 19, 2024
anuncio
HomePolíticaCurtasPlano de carreira da GCM abre crise na câmara

Plano de carreira da GCM abre crise na câmara

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

segredos-vermelhobold

 

Plano de carreira da GCM abre crise na câmara

A notícia caiu como uma bomba na Câmara de Barueri: o prefeito Rubens Furlan avisou que vai vetar o plano de carreira da Guarda Municipal que ele próprio enviou aos vereadores e foi aprovado na sessão de terça-feira da semana passada, 3/4. O motivo seria o aumento da folha da corporação em R$ 30 milhões por ano. O valor teria passado despercebido tanto pelos autores (técnicos da prefeitura que elaboraram a proposta) quanto pelos vereadores.

Confirmado o veto do prefeito, o projeto tem de voltar para a câmara e caberá ao Legislativo sepultá-lo de vez. “Corremos o risco de ficar como os vilões da história”, diz um vereador no anonimato. Outro legislador lembra que a tramitação foi feita às pressas para atender ao prefeito, e que nem houve tempo de ler a proposta.

De fato, o projeto, enviado ao Legislativo pelo prefeito, foi votado na mesma sessão em que foi apresentado, sem o prazo de praxe para que os vereadores pudessem analisá-lo. Chico Vilela chegou a pedir que a decisão ficasse para a semana seguinte, mas foi derrotado.

Na votação, acompanhada pela secretária de Segurança Regina Silva e por cerca de 40 guardas, não houve debate, apenas discursos de elogio à corporação. Todos os 17 vereadores presentes votaram a favor, apesar de alguns mostrarem desconforto.

O novo plano estabelece novas faixas salariais, cria novos departamentos e postos e redefine vencimentos de ocupantes de cargos de confiança. Também determina adicionais para a Romu. Apesar de críticas pontuais, foi bem recebido na corporação porque melhora os salários de grande parte da GCM.

No momento, a questão está na mão do prefeito Rubens Furlan. Ele poderá aprovar o plano na íntegra ou com ressalvas, no prazo de 15 dias úteis. Também pode não se manifestar, o que fará com que entre em vigor automaticamente. Ou ainda, segundo recado enviado aos vereadores, vetar integralmente. Nesse caso, caberia à câmara aceitar ou derrubar o veto.

Podemos e Álvaro Dias em Barueri

O Podemos realizou na noite de segunda-feira, 9/4, seu encontro regional nas dependências da Câmara de Barueri. Cerca de 500 pessoas compareceram para receber o presidenciável do partido, senador Álvaro Dias. Também participaram a deputada federal Renata Abreu, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, entre outros nomes da legenda. A cerimônia serviu para tornar pública a pré-candidatura a deputado estadual de Josué Pereira da Silva, o ex-vereador Jô, que foi o anfitrião da noite.

Dança das candidaturas

Além de Jô, são nomes certos de baruerienses na urna eletrônica em outubro Bruna Furlan, para federal, e Gil Lancaster, para estadual, ambos atualmente detentores de mandato. Os vereadores Robertinho e Rafa Gente da Gente, além de Júlio Leal, liderança política da cidade, também garantem que vão disputar uma vaga na Assembleia. O ex-vereador Saulo Góes vai para federal. O presidente da câmara, Carlinhos do Açougue, ainda não se decidiu, e o ex-vereador Celso Calegari mantém a intenção de disputar. O PT estuda se lança o nome do advogado Baltasar Rosa.

Proteção a moradores de rua

A câmara aprovou na sessão de terça, 10/4, a cria o programa Re Nascer, de proteção e reinserção social aos moradores de rua. O programa pretende estimular a pessoa em situação de rua a desenvolver alguma atividade produtiva e a participar de oficinas laborais. Poderão ingressar maiores de 18 anos que não tenha limitações físicas ou mentais para desenvolver as atividades. Os participantes terão direito a bolsa auxílio de meio salário mínimo durante um ano, prorrogável por mais, desde que cumpram as regras do Re Nascer.

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!