Pesquisa indica que aprovação a vereadores é de 23,8%

0
1030
Compartilhe:

Mais da metade dos baruerienses entrevistados demonstrou desinteresse pelo trabalho do câmara

A relação entre a Câmara Municipal e o barueriense não vai bem. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto MAS a pedido do Barueri na Rede, apenas 23,8% da população aprova o trabalho dos vereadores. O levantamento, feito nos dias 16 e 17 de junho em todas as regiões da cidade, também concluiu que a reprovação aos parlamentares soma 18,5%. 

Se pouca gente aprova ou reprova o trabalho dos parlamentares, Marcos Agostinho, diretor do instituto e responsável pela pesquisa aponta outro problema: 37,3% dos entrevistados disseram que o desempenho do Legislativo é regular e 20,5% não souberam avaliar. “Juntos, são 57,8% dos eleitores mostrando que acompanham pouco o que acontece na câmara”, diz ele. Ou seja, mais da metade da população está desconectada dos vereadores. “Isso é ruim, porque demonstra um desinteresse do eleitor e, desta forma, não há cobrança nem fiscalização.”

Esse afastamento pode ser resultado do próprio comportamento dos vereadores. Hoje, todos os 21 parlamentares estão alinhados com o prefeito Rubens Furlan, inclusive aqueles que insinuam algum descontentamento. Sem oposição, nos últimos meses, nenhum fato relativo a problemas da administração foi debatido na câmara, como questões ligadas a uniformes e material escolar ou a ação da Polícia Federal na cidade, amplamente noticiadas pela imprensa nacional.

Pesquisa

A pesquisa do Instituto MAS foi encomendada pelo BnR para avaliar como o barueriense está vendo a política local neste momento. Foram entrevistadas 400 pessoas distribuídas proporcionalmente por 15 sub-regioes de Barueri, seguindo os critérios utilizados pelos principais institutos de pesquisa para esse tipo de estudo. A margem de erro é de 5% para para mais ou para menos.

vereadores

Na quarta-feira, 27/6, o BnR publicou os índices de aprovação e rejeição dos dois deputados da cidade, a federal, Bruna Furlan, e o estadual, Gil Lancaster. Na sexta, foi a vez da aprovação à gestão de Rubens Furlan e a capacidade de transferência de votos do prefeito. Quem quiser conhecer todos os números do levantamento deve acessar o site do Instituto MAS no endereço www.institutomas.com.br. 

 

Leia as duas reportagens anteriores, sobre a avaliação dos deputados da cidade e do prefeito Furlan:

Pesquisa aponta Bruna e Lancaster mais fracos que em 2014

Mandato de Furlan é aprovado por 49% dos eleitores, aponta pesquisa

Todos os números da pesquisa foram apresentados e analisados numa live do Facebook realizada na noite de terça-feira, 26/6, no escritório da Marcial Monteiro Advogados, no Alphaville. Ela está disponível na rede social do Instituto MAS (http://www.fb.com/maspesquisa) e do BnR.

O Instituto MAS foi criado em 1999 e é o principal órgão de medição de opinião da Região Oeste da Grande São Paulo. Já trabalhou para muitas empresas e organizações sociais, além de políticos e gestores públicos de todas as posições. Tem um histórico de grande precisão de acertos em pesquisas eleitorais.

Compartilhe: