terça-feira, março 19, 2024
HomeCidadePais denunciam alteração na lista de aprovados da Fieb

Pais denunciam alteração na lista de aprovados da Fieb

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Candidatos que estavam na 205° colocação apareceram em 7º na nova lista. Fieb afirma que houve erro de digitação das notas

Por: Caroline Rossetti

Durante todo o fim de semana, o Barueri na Rede recebeu diversas denúncias de pais de alunos que prestaram o vestibular da Fieb para 2019. Os relatos são de que a lista de classificação foi alterada na madrugada de sábado, 8/12, o que mudou a posição dos candidatos.

Os pais contaram que a relação do processo seletivo para as turmas do Ensino Fundamental, que teve a prova realizada no dia 1/12, foi divulgada na sexta-feira passada, 7/12, na Fieb Profª Maria Theodora Pedreira de Freitas, no Alphaville, conforme estipulado no edital. Às 16 horas, no horário previsto para a divulgação, diversos pais já estavam na escola, porém, houve um atraso de três horas e eles tiveram que esperar do lado de fora para que os papeis fossem colados na parede.

“Várias mães, com criança de colo, tiveram que aguardar até as 19 horas, naquela ventania que estava do lado de fora, para poder ter acesso às folhas. Foi um descaso total, sendo que os funcionários não tinham informações precisas e nenhum responsável se apresentou para nos dizer o motivo do atraso”, contou uma mãe ao BnR.

Depois da liberação dos resultados, muitos deles tiraram fotos da lista para conferir a classificação dos filhos. Porém, na madrugada de sábado, 8/12, as listas foram trocadas e a colocação dos alunos foi alterada. Nomes que estavam em 205° na lista antiga, passaram para o 7º lugar, do 201º para o 1º lugar e do 273° para o 12°, por exemplo. Na comparação das duas listas, em fotos enviadas ao BnR, ambas saíram com a data de 7/12.

Fotos enviadas ao BnR mostram a diferença da colocação dos candidatos. Na esquerda, a primeira lista, na direita, a segunda/Fotos: Leitores BnR
Fotos enviadas ao BnR mostram a diferença da colocação dos candidatos. Na esquerda, a primeira lista, na direita, a segunda/Fotos: Leitores BnR

“A Fieb é uma das melhores escolas da região, por esse motivo é bem concorrida. Porém, a informação que rola pela cidade é que eles abrem as inscrições, mas os alunos que conseguem entrar são por indicação de políticos da região”, comentou um pai.

Na noite de sábado, a Fieb publicou uma nota de esclarecimento em sua página do Facebook. O texto, em nome da superintendência da escola, confirma a existência das duas listagens divulgadas, uma no dia 7 e a outra alterada no dia 8/12.

A Fieb ressalta que o processo seletivo é realizado de forma transparente, o que garante a legalidade dos resultados. Ainda, que a troca da lista teve que ser feita por conta de um “erro técnico efetivamente ocorrido”, para que “ordem correta fosse restabelecida e nenhum ato de injustiça fosse praticado”.

Nota divulgada pela Fieb no sábado
Nota divulgada pela Fieb no sábado

Uma moradora do Jardim Belval, cuja filha de seis anos fez a prova para entrar no 2º ano do fundamental, comentou estar indignada com a situação e com a resposta da Fieb. “O certo agora seria fazer outra prova com presença de fiscal e Ministério Público junto”, desabafou.

Na manhã desta segunda-feira, 10/12, um grupo de pais esteve na Fieb do Alphaville para verificar o que realmente aconteceu com as listas e afirmou que irá entrar com uma ação no Ministério Público. Na escola, o grupo tentou fazer a vista das provas dos filhos, mas a instituição se negou a passar a nota de corte e quantas questões os candidatos acertaram.

De acordo com o cronograma divulgado no site da Fieb, a vista de provas e o pedido de revisão dos resultados poderiam ser realizados nesta segunda, 10/12, das 8 às 17 horas na unidade Alphaville. E ainda, que a divulgação dos convocados para a matrícula ocorrerá na sexta-feira, 14/12 (veja aqui).

Fieb explica o caso

O Barueri na Rede entrou em contato com a Fieb para esclarecer o caso. Após enviar a mesma nota publicada no Facebook no sábado, a escola detalhou o que fez com que duas listas fossem divulgadas.

De acordo com a nota, houve um erro no lançamento das pontuações das provas no sistema do Vestibulinho da Fieb, atingindo os aprovados no processo seletivo do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. As notas foram digitadas com o uso de ponto ao invés de vírgula, o alterou os números de 30,5 para 305, por exemplo, o que é impossível em uma avaliação que tem o total de 100 pontos, explica a fundação.

Após a divulgação da primeira listagem, uma funcionária percebeu o erro e fez a troca da lista com os resultados corretos. A mudança teria sido feita para “garantir a lisura do processo e não teve, jamais, a intenção de prejudicar qualquer candidato”, na versão da Fieb.

Diante do caso, a escola afirmou que fica mantida a classificação da segunda lista e que está à disposição para quem deseja verificar os resultados das provas. Para isso, os interessados devem agendar um horário pela Central de Atendimento do Aluno (pelo telefone 2078-7810).

Sobre as eventuais contestações ao processo seletivo, a Fieb afirmou que encaminhou todas as documentações referentes ao Ministério Público, que já tem todas as informações necessárias. A respeito do atraso na divulgação da primeira lista, a escola não se pronunciou.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!