Junho Vermelho incentiva a doação de sangue

0
420
Compartilhe:

Barueri participa da campanha nacional com posto de coleta no HMB, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas

Desde o dia 1º/6, a campanha nacional do Junho Vermelho incentiva a população a doar sangue. Para realizar o ato voluntário que pode salvar vidas, basta procurar o posto de coleta do Hospital Municipal de Barueri.

As doações podem ser feitas durante todo o mês de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. No estado de São Paulo, a Fundação Pró-Sangue é responsável pela administração dos bancos de sangue e dos postos de coleta, que abastecem mais de 100 hospitais públicos.

De acordo com a fundação, os estoques continuam baixos, com cerca de 30% a 40% da quantidade considerada ideal. A baixa adesão, deve-se ao período do ano e à paralisação dos caminhoneiros.

As condições para doar são: estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais do que 50 kg e apresentar documento de identidade original com foto recente. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos até quatro horas antes da doação e bebidas alcoólicas, 12 horas. Em caso de gripe ou resfriado, é vetada temporariamente a doação, em até uma semana após a recuperação.

Outras informações sobre restrições mais específicas podem ser confirmadas com a Pró-Sangue, pelo telefone 0800 55 0300 ou pelo e-mail faleconosco@prosangue.sp,gov.br. A campanha tem o apoio da Secretaria de Saúde e da prefeitura de Barueri.

Em 2017, Barueri alcançou mais de 1,2 mil doações durante a campanha. Veja como foi o movimento (aqui). Também no ano passado, o Junho Vermelho passou a fazer parte do calendário oficial da cidade, com a promulgação da Lei 2.499 em 9/3.

O posto de coleta de Barueri fica no andar térreo do Hospital Municipal Dr° Francisco Moran, na R. Angela Mirella, 354, Vila Dom José. Para doar aos fins de semana, o posto mais perto na região fica no Hospital Regional de Osasco, na rua Ari Barrso, 355 – Presidente Altino, com atendimento no 1º e 3º sábado de cada mês, das 8 às 16 horas.  Confira lista de todos os locais de coleta (aqui).

Compartilhe: