quinta-feira, março 28, 2024
HomeCultura & LazerGanha Tempo recebe exposição do modernismo brasileiro

Ganha Tempo recebe exposição do modernismo brasileiro

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Exposição fica em cartaz até dia 5/3 com releituras de quadros como o ‘Abaporu’, de Tarsila do Amaral

Está em cartaz no Ganha Tempo a exposição Sementes do Modernismo Brasileiro. A mostra tem entrada gratuita e fica aberta ao público até o dia 5/3, com horário de visitação de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Exposição faz uma linha do tempo dos 100 anos do modernismo brasileiro/Fotos: Divulgação
Exposição faz uma linha do tempo dos 100 anos do modernismo brasileiro/Fotos: Divulgação

A exposição celebra o movimento modernista com releituras, pinturas e desenhos feitos por artistas de Barueri, como também, por alunos das Oficinas de Artes e do Ensino Fundamental Municipal. Além disso, estão inclusos cartazes explicativos e recortes de jornais que mostram a história do modernismo no Brasil. Fazendo, assim, uma linha do tempo que vai desde 1913, com a primeira exposição de Lasar Segall em São Paulo, até 1945, com o fim simbólico de modernismo marcado pela morte de Mário de Andrade.

Entre as releituras, estão os quadros mais icônicos do movimento, como o Abaporu, de Tarsila do Amaral, e ainda obras dos pintores Lasar Segall, Portinari, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Vistor Brecheret e Aldemir Martins.

Barueri levou a exposição para a Alesp
Barueri levou a exposição para a Alesp

Com curadoria do artista plástico, Edgard Santo Moretti, a exposição Sementes do Modernismo Brasileiro ficou em cartaz na Galeria de Artes do Teatro Municipal de Barueri entre os meses de setembro e outubro de 2017. Também no ano passado, a exposição foi remontada por uma curta temporada no hall da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na penúltima semana de outubro.

Em Barueri, o movimento modernista também inspirou os cartazes de divulgação das edições de 2017 do Festival de Música Popular Brasileira (Femupo), Festival Barueri de Dança e Prêmio Barueri de Literatura, em que foram utilizadas obras de Anita Malfati.

No Ganha Tempo, localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, número 550, no Centro de Barueri, a exposição chega em volume reduzido para adequar as obras ao fluxo de pessoas que passam pelo espaço.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!