Exposição retrata história da Estrada de Ferro Sorocabana

0
142
Compartilhe:

Antiga linha de São Paulo a Sorocaba ligava cidades como Carapicuíba, Osasco e Barueri, que hoje fazem parte da linha 8 – Diamante da CPTM

Já está aberta para visitação e vai até 4/11 a exposição Reminiscência Ferroviária, no Museu Municipal de Barueri, no Jardim Belval. A mostra cultural vai exibir obras do artista plástico Joaquim Pereira Antunes Filho e mostra ao morador de Barueri a história da ferrovia que ligava São Paulo a Sorocaba.

estacao1

A estação de Barueri foi fundada em 1875 e é uma das originárias da linha São Paulo-Sorocaba. Na época, Barueri fazia parte do município de Santana de Parnaíba, mas o nome de sua estação veio da Aldeia, a Barueri original. A estação ficava bastante movimentada durante o mês de agosto, quando chegavam trens especiais de Sorocaba com grupos de romeiros que tinham como destino a cidade de Pirapora. Da estação, os homens seguiam viagem em táxis e carroças.

Durante o evento, que ocorre no piso superior do museu, serão expostos quadros, iconografias e objetos que pertenceram a Estrada de Ferro Sorocabana, além de painéis contando a história da ferrovia e a importância para a cidade de Barueri.

O Museu Municipal fica na avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359, no Jardim Belval. O horário de funcionamento do museu é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 14 horas. A exposição estará no local até o dia 4/11.

Compartilhe: