GCM aumenta frota com remanejamento de viaturas

0
442
Compartilhe:

Os três carros estavam em outros setores da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que não são ligados à guarda

A Guarda Civil Municipal de Barueri (GCMB) recebeu três viaturas na quarta-feira, 4/7. O aumento da frota foi possível devido ao remanejamento dos carros, que eram utilizados em outros setores da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

As três Hilux receberam adesivos e pintura nova e foram para o comando das Cias da GCM/Foto: Divulgação
As três Hilux receberam adesivos e pintura nova, antes de serem encaminhadas para o comando das Cias da GCM/Foto: Divulgação

Com isso, o policiamento municipal passa a contar com 88 veículos. O reforço, dos modelos Toyota Hilux SW4, foi destinado aos inspetores das administrações setoriais das três companhias, que fazem parte da GCM.

Em reposta ao Barueri na Rede, a Secretaria de Comunicação informou que as novas viaturas da GCM são alugadas, assim como o restante da frota da prefeitura, sendo assim, do mesmo contrato.

Ainda foi informado que os carros são seminovos, e já eram utilizados em outros setores da Secretaria de Segurança, que não envolviam a guarda. Uma viatura estava no administrativo da secretaria, sem a utilização correta, a outra fazia a fiscalização de ônibus em terminais, já a terceira, não foi divulgada a origem.

De acordo com a administração municipal, a mudança foi realizada após estudos de logística e tem como objetivo reforçar o policiamento, e ampliar a segurança, nos bairros.

Em outubro do ano passado, o BnR divulgou a aquisição anterior da GCM. Na ocasião, os veículos blindados foram doados para o comando da Romu e, segundo o empresário do Alphaville, que cedeu os carros, sem nenhuma contrapartida. (relembre aqui).

A frota e o efetivo

Até então, a GCMB contava com 77 viaturas. Com os três novos veículos, somados ainda aos cinco carros da Defesa Civil e os três da Guarda Ambiental, a ronda ostensiva passa a ter à disposição um total de 88 veículos e 21 motos (16 da GCM e cinco da Defesa Civil).

A GCM possui, atualmente, três companhias divididas nas regiões norte, sul e central da cidade, com o apoio do Batalhão Coronel Edson Santos da Silva, que fica no Jardim dos Camargos. O efetivo está em 560 agentes da Guarda Civil, Guarda Ambiental e Defesa Civil. As viaturas também são distribuídas entre a Romu, Ronda Escolar e Guardiã Maria da Penha.

O Demutran, por sua vez, totaliza 22 viaturas e 31 motos. O órgão também é vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

Compartilhe: