Feira noturna terá teste rápido de HIV e sífilis

0
415
Compartilhe:

O serviço será oferecido na feira noturna da próxima terça-feira, 17/7, apresentando o resultado ao paciente em até 15 minutos, em uma área reservada e sob sigilo

Na próxima terça-feira, 17/7, das 17 às 21h30, durante a feira noturna que ocorre no Centro, as pessoas sexualmente ativas terão a oportunidade de realizar um teste rápido e gratuito, de HIV e sífilis. Para realizar o exame, não é preciso fazer nenhum jejum e o resultado sai em 15 minutos, sendo revelado em área restrita e com sigilo.

Além de realizar os testes, a equipe da saúde disponível no local dará orientações, tirará dúvidas e distribuirá preservativos no estande. O teste é indicado para pessoas sexualmente ativas, que tiveram qualquer tipo de relação (oral, anal ou vaginal) sem proteção; que têm ou tiveram tuberculose e hepatites; que já tiveram ou desconfiam ter tido alguma doença sexualmente transmissível (DST); que compartilharam seringas ou agulhas; e que estejam grávidas.

Para os que tiverem exames positivos, serão encaminhados ao serviço de saúde do município, onde receberão orientações. O tratamento contra sífilis pode ser feito em qualquer UBS mais próxima do paciente. Já o tratamento para HIV é realizado no Serviço de Atenção Especializada (SAE), onde é dado todo o medicamento necessário, além de um acompanhamento multidisciplinar com psicólogo, enfermeiro, assistente social, dentista, farmacêutico, nutricionista, infectologista e ginecologista.

Compartilhe: