Febre amarela: Barueri passa a aplicar dose fracionada da vacina

0
1573
Compartilhe:

Imunização será feita em todas UBSs do município. Pessoas que vão viajar para o exterior devem tomar a dose padrão no Serviço de Atendimento Especializado

Desde a última terça-feira, 6/2, Barueri começou a aplicar a dose fracionada da vacina contra a febre amarela em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até então, Barueri recebia a dose padrão da vacina e não estava na lista dos municípios paulistas que entrariam na campanha da dose fracionada, o que passou a valer em mais de 50 cidades do estado desde 25 de janeiro.

A partir de agora, a dose padrão será aplicada apenas para pessoas que forem viajar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação. No caso, deve-se procurar o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268 – Centro, das 7 às 17 horas, com comprovante de viagem em mãos.

De acordo com a administração municipal, nesta semana foram entregues 70 mil doses do tipo pela Secretaria Estadual de Saúde, que realizará o reabastecimento semanalmente até que toda a população barueriense esteja imunizada. Até o final de janeiro, 160 mil pessoas já haviam sido vacinadas no município.

A mudança para a dose fracionada visa atingir um número maior de pessoas vacinadas, uma vez que a dose fracionada da vacina de febre amarela equivale a um quinto de uma dose padrão de 0,5 ml, ou seja 0,1ml. Porém, diferente da completa, que tem validade para a vida toda, a fracionada tem prazo de oito anos, com necessidade de reaplicação após este período.

Segundo a prefeitura, o município começou a se preparar para a chegada do primeiro lote de vacinas fracionadas na semana passada, entre 29/1 e 2/2. Na ocasião, equipes da Saúde municipal passaram por treinamentos para a aplicação das doses, que tem uma precisão de quantidade medida por uma seringa especial que divide uma dose integral de medicamento para aplicação em cinco pacientes.

A dose fracionada pode ser aplicada em crianças com mais de dois anos até idosos com menos de 60 anos de idade, desde que já não tenham tomado a vacina cheia. Nos demais casos, é recomendado que a pessoa procure orientação médica para saber se pode ou não ser imunizado contra a febre amarela.

Listas das UBSs do município

UBS Amaro José de Souza, Jd. Mutinga

UBS Armando Gonçalves de Freitas, Parque Imperial

UBS Benedito de Oliveira Crudo, Vila Boa Vista

UBS Hélio Berzaghi, Jardim Paulista

UBS Hermelino Liberato Filho, Jardim Belva

UBS João de Siqueira, Jd. Reginalice

UBS José Francisco Caiaba, Aldeia de Barueri

UBS Maria De Lourdes Hernandez Matos, Engenho Novo

UBS Maria Francisca de Melo, Parque Viana

UBS Maria Magdalena Macedo, Jd. Santa Cecília

UBS Dr. Adauto Ribeiro, Paarque dos Camargos

UBS Pastor José Roberto Rossi, Jd. Califórnia

UBS Pedro Izzo, Jardim Esperança

UBS Raquel Sandrini Ruela, Votupoca

 

 

 

 

Compartilhe: