Campanha para castração gratuita de animais é reaberta

0
1689
Compartilhe:

Para quem ainda não castrou o seu pet, o agendamento está aberto a partir da próxima segunda-feira, 21/5, até o dia 8/6. Lembrando que, serão castrados somente os animais que tenham o Registro Geral de Animais (RGA)

Foi reaberta, de 21/5 a 8/6, a castração gratuita para cães e gatos na cidade. O serviço é oferecido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri, por meio do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad). As vagas são limitadas e, para a castração, é necessário que o pet tenha o Registro Geral de Animais (RGA).

Para que seja possível a castração, tanto de cães como de gatos, é preciso que o animal tenha uma idade e porte compatíveis para o procedimento. No caso dos animais machos, tanto cães, como gatos, é preciso que seja avaliado a formação dos testículos, que estarão formados na maioria das vezes aos quatro meses. Já no caso das fêmeas, vai de acordo com o primeiro cio, que ocorre por volta dos seis meses. Porém, em todos os casos, é recomendado a ida em um veterinário, que vai avaliar a idade e peso do animal para a castração.

Além do serviço de castração, serão implantados microchips nos animais./Fotos: Lourivaldo Fio
Além do serviço de castração, serão implantados microchips nos animais./Fotos: Lourivaldo Fio

Lembrando que, além da castração, o mutirão também estará disponibilizando o implante de microchips nos animais. O procedimento foi instituído pela Lei 2.588, de 18 de dezembro de 2017, que determina que os donos de animais domésticos da cidade têm um prazo de dois anos para colocar nos pets microchips que armazenem informações sobre o responsável, para serem acessadas em casos de perda ou abandono.

Para quem tiver interesse no serviço oferecido, basta agendar a castração do seu animal até o dia 8/6, pelos telefones (11) 4718-1789 ou (11) 97129-1789. Informações como data do procedimento cirúrgico, local, horário e orientações pré-operatórias serão passadas no momento do cadastro.

Já para quem quiser fazer o Registro Geral de Animais (RGA), basta ir até o setor azul do Ganha Tempo Municipal.

Compartilhe: