Campanha de ‘Promoção da Visão’ ocorre neste sábado no HMB

0
1001
Compartilhe:

Serão realizados exames oftalmológicos completos. Agendamento deve ser feito via Cross

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) realiza neste sábado, 8/12, a campanha de “Promoção da Visão”. O objetivo é ampliar o atendimento oftalmológico na unidade. O atendimento ocorre entre 8 e 16 horas.

Serão realizados exames oftalmológicos de acuidade visual, refração, medida de pressão intraocular, biomicroscopia anterior e mapeamento de retina. Também poderão ser feitas prescrições de óculos, se houver necessidade. O HMB espera atender 500 pessoas com os exames completos.

Para pacientes com patologias oculares, o encaminhamento será diretamente para setores específicos do HMB, para realização de exames complementares. No sábado também começa o projeto de teleoftalmologia, em parceria com o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo), que deixará disponível no hospital o aparelho para retinografia, um exame feito por técnicos de enfermagem e com avaliação à distância por médicos do Instituto.

No caso de pacientes diabéticos, hipertensos, maiores de 60 anos, com doenças reumatológicas e dialíticos, o laudo da retinografia permitirá dizer se a visão está saudável ou se há alguma complicação para ser tratada, como catarata ou retinopatia diabética.

O agendamento para a campanha “Promoção da Visão” deve ser feito via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

Há mais de 1,2 milhão de pessoas que não enxergam no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). As principais causas de cegueira em adultos são doenças que geralmente têm prevenção e tratamento, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.

Compartilhe: