Biblioteca do Camargos discute livro Orgulho e Preconceito

0
175
Compartilhe:

Obra de Jane Austen é o tema da Roda de Leitores deste mês

A biblioteca Municipal Cora Coralina, no Parque dos Camargos, recebe a edição de outubro do projeto Roda de Leitores nesta quarta-feira, 31/10, às 19 horas. O livro discutido será Orgulho e Preconceito, da escritora britânica Jane Austen.

Capa da edição brasileira de 2012
Capa da edição brasileira de 2012

A obra foi publicada em 1813, teve a primeira tradução no Brasil em 1941 e é considerada uma das mais famosas da autora. O enredo conta a história de Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de um camponês, e o início de seu relacionamento com Fitzwilliam Darcy. Em meio ao romance, a protagonista questiona temas como educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrata da Inglaterra do século XVIII.

O livro ganhou adaptações para o cinema, TV, teatro e ainda inspirou a publicação de outras obras literárias. No cinema, os destaques são a primeira versão, de 1940; o filme de 2005, estrelado por Keira Knightley; e a paródia Orgulho e Preconceito e Zumbis, de 2016, com Lily James. Na TV, a série de maior sucesso foi a produzida pela BBC em 1995, com Jennifer Ehle e Colin Firth. No Brasil, a história foi reproduzida na novela das seis da Rede Globo, Orgulho e Paixão (2018), com Nathalia Dill e Thiago Lacerda.

Comparação dos atores do filme Orgulho e Preconceito (2005) e da novela Orgulho e Paixão (2018)
Comparação dos atores do filme Orgulho e Preconceito (2005) e da novela Orgulho e Paixão (2018)

Desde julho, a Roda de Leitores circula pelas bibliotecas municipais com um título diferente a cada mês, sendo sempre realizada na última quarta-feira. O evento é gratuito e vai até as 20 horas. A biblioteca Cora Coralina fica na rua Glória, 630, Parque dos Camargos.

Compartilhe: