Barueri tem 252 mil eleitores, 59 mil já com biometria

0
953
Compartilhe:

TSE divulgou números fechados do eleitorado. Barueri, outra vez, tem eleitores acima do normal

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta quarta-feira, 1º/8, os números fechados do eleitorado brasileiro apto para votar nas eleições de outubro. São 147 milhões de pessoas em condições de participar do pleito. Em Barueri, a Justiça Eleitoral habilitou 252.040 eleitores, 16,5 mil a mais que em 2014, o que representa um aumento de 6,5% em quatro anos. Com o número, a cidade se mantém na 69ª posição entre os maiores colégios eleitorais do país.

Como vem se repetindo nas últimas eleições, a proporção de eleitores frente ao número de moradores continua muito acima do considerado normal. Como a última estimativa do IBGE indicou que Barueri tem 267 mil habitantes, os 252 mil eleitores atuais representam 93% desse total, quando o padrão razoável seria por volta de 65%.

Isso significa que um número expressivo de pessoas que não moram na cidade vota aqui. Para a Justiça Eleitoral, um eleitor pode decidir votar no local onde trabalha, o que explicaria parte do excesso. Mas também sabe-se que muitos moradores das cidades da região transferem seus títulos eleitorais para Barueri para se utilizar dos serviços oferecidos pela prefeitura local.

Como regra geral, quando o número de eleitores supera os 65% da população, o TSE pode determinar uma auditoria para avaliar o que está ocorrendo e, dependendo da conclusão, mandar realizar um novo alistamento. No entanto, nos últimos anos, essas medidas têm sido negadas com a alegação de que a Justiça Eleitoral não tem recursos.

Apesar de ainda não ter entrado na agenda de cadastramento biométrico, Barueri já tem 59 mil eleitores com o registro de biometria feito. O Tribunal Regional Eleitoral recomenda que as pessoas se registrem sem esperar a convocação, para evitar problemas quando a cidade entrar na fase de alistamento obrigatório. O serviço é oferecido permanentemente, exceto durante o período eleitoral. Por isso, está suspenso e será retomado em janeiro.

Compartilhe: