Assaltantes em motos continuam aterrorizando bairros

0
5785
Compartilhe:

Bandidos em motocicletas continuam efetuando roubos em pontos de ônibus por ruas de vários bairros

Por Thiago Correia

Depois de fazerem diversas vítimas, em pontos de ônibus, entre os moradores do Engenho Novo (relembre a reportagem), os bandidos agora têm outros bairros como alvos: Vila São Silvestre e Jardim Mutinga. Casos acontecem tanto à luz do dia quanto à noite.

Uma onda de assaltos tem assustado moradores da Rua Almeida, na Vila São Silvestre, próxima ao ITB do Engenho Novo. Leitores do Barueri na Rede relatam que bandidos “fazem a festa”, roubando celulares e outros pertences de pessoas que esperam pelo transporte público. “Não temos nenhuma segurança nesta rua à noite. Saímos da empresa e somos roubados”, conta um leitor que teve seu aparelho celular roubado no dia 19/1. Ele ainda revela que no último dia 29/1, criminosos roubaram outras pessoas no ponto de ônibus.

aspas-jd-mutinga

No Jardim Mutinga, entre as ruas Abelardo Luz e Dom Feliciano, segundo uma moradora, “sempre duas motos vêm e assaltam as pessoas que se encontram nos pontos de ônibus, levando seus pertences”. Ela ainda contou ao BnR que mesmo com um novo posto da GCM, os assaltantes não se intimidaram. “Inclusive, recentemente foi instalado a Guarda Municipal no antigo Pronto Socorro do bairro, porém isso de nada adiantou, os assaltos ocorrem diariamente entre às 5 e 7 horas da manhã”. Na última sexta-feira, 2/2, a leitora declara ter testemunhado que, às 7 horas, duas motos passaram e levaram o celular de uma mulher, que estava esperando ônibus.

Sobre os casos na Vila São Silvestre, o BnR procurou a prefeitura, que por meio da Secom, afirmou que “a Guarda de Barueri realizou um estudo sobre a região que, além do levantamento de ocorrências, incluiu vistorias in loco do seu serviço reservado e contato com comerciantes e moradores”. A nota informa ainda que a diligência concluiu que há relatos de casos de roubos não registrados pelas vítimas (no citado dia 29, não foi lavrado nenhum boletim de ocorrência de roubo nas imediações), “mas que a população nota também a presença dos guardas nas imediações. No dia 30 (antes do e-mail da leitora), por exemplo, houve uma operação de bloqueio da Guarda na via”.

secretaria-seguranca-barueri

A prefeitura ainda revelou que a pesquisa levantou também que o local tem alguns postes com lâmpada queimada, que serão reparados. Mas “esclarece que são pontos isolados que não deixam o ambiente totalmente desprovido de claridade”. A nota ainda afirma que “a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana reitera a importância da elaboração do boletim de ocorrência (BO) no acontecimento de qualquer crime, por menor que tenha sido o grau de violência ou o prejuízo financeiro da vítima. São a partir destes registros que são elaborados os planos de ação não só da Guarda Municipal, mas também das polícias Civil e Militar”.

Por fim, “a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana informa que já está preparando desde o ano passado as instalações em um imóvel localizado na rua Calil Mohamed Rahal (bem próximo à rua Almeida) para sediar a 2ª Companhia da Guarda Municipal, que atua na região norte do município”. Quanto aos casos no Jardim Mutinga, a prefeitura não respondeu até a conclusão desta reportagem.

Compartilhe: